Vagabond – “A História de Miyamoto Musashi”

Titulo: Vagabond
Autor: Takehiko Inoue

Editora: Panini

Gênero : Seinen
Publicação : 1999-2015
Sinopse :  (baseado em uma história real)   Em 1600 D.c, o Japão passa por um dos períodos mais turbulentos de sua história , quando as espadas estão aos poucos sendo substituídas por armas de fogo mesmo que ainda primitivas. O jovem Takezo, ao lado de Matahachi deixa a vila Miyamoto para lutar na batalha de sekigahara. Embora sonhem com fama e glória , eles somente encontram a derrota e um caminho repleto de incertezas. Com uma jornada cheia de batalhas sanguinolentas e desafios espirituais, Takezo se torna o grande samurai Miyamoto Musashi o herói do Japão ,criador do estilo de luta com duas espadas e o escritor do tratado de artes marciais , o livro dos cinco anéis.

 

Vagabond narra a hiusashi Miyamoto , um espastória de Mdachim criador do estilo de luta com duas espadas, é retratado as viagens de Musashi pelo Japão no período feudal em sua busca por realização física e espiritual, é claro com uma licença poética do escritor.
Musashi foi um dos heróis nacionais do Japão , ele representou o auge do bushido no qual um homem com uma espada na mão representava o máximo da realização individual, o guerreiro também foi escritor do tratado de artes marciais conhecido como o livro dos cinco anéis.

 

O mangá foi baseado no livro de Eiji Yoshikawa, titulado “Musashi” mas ocorrem várias divergências entre as histórias, Takehiko Inoue fez suas próprias adaptações para as aventuras do espadachim.
Vagabond pertence ao gênero Seinen , um gênero dedicado à uma faixa etária maior ou seja para adultos, ele apresenta inúmeras lutas e desafios que são retratadas muito claramente pelo autor .
 É uma verdadeira obra de arte sendo considerado por muitos um clássico dos quadrinhos , as ilustrações são maravilhosas com traços excelentes e marcantes atingindo um alto nível de sofisticação em seus desenhos
O mangá recebeu vários prêmios como o prêmio do Festival de Artes do Japão, ganhou também o prêmio Kodansha e o prêmio cultural Osamu Tezuka, já foram vendidas 82 milhões de cópias do mangá no mundo todo.

Já foi adaptado para o cinema em 1944 e 1955, tem light novels, uma adaptação para anime e versões de luxo do mangá.

Vagabond é excelente, um verdadeiro clássico dos mangás, para quem gosta de artes marciais ele é uma otima pedida, o livro de Eiji Yoshikawa também é ótimo para se aprofundar na história de Musashi.
Download ou ler online: GDrive