Prática japonesa ligada a diminuição do estresse e melhora do sono

Uma análise de 140 estudos com 290 milhões de pessoas encontrou resultados interessantes sobre redução de estresse, melhora do sono e outros benefícios para a saúde.

Além do bem-star psicológico, os pesquisadores encontraram ligação entre benefícios para a saúde física (como menor risco de diabetes tipo II, doença cardiovascular e hipertensão arterial) e o tempo passado em espaços verdes. A proximidade com a natureza parecer trazer inúmeros vantagens para a saúde.

Caoimhe Twohig-Bennett, primeira autora do estudo, disse:

“Passar tempo na natureza certamente nos faz sentir mais saudáveis, mas até agora o impacto no nosso bem-estar a longo prazo não foi totalmente compreendido.

Reunimos evidências de mais de 140 estudos envolvendo mais de 290 milhões de pessoas para ver se a natureza realmente proporciona um aumento na saúde ”.

Twohig-Bennett explicou os resultados do estudo:

“Descobrimos que passar tempo ou viver próximo a espaços verdes naturais está associado a diversos e significativos benefícios para a saúde.

Reduz o risco de diabetes tipo II, doença cardiovascular, morte prematura e parto prematuro e aumenta a duração do sono.

As pessoas que vivem mais perto da natureza também reduziram a pressão arterial diastólica, a frequência cardíaca e o estresse. De fato, uma das coisas realmente interessantes que descobrimos é que a exposição ao espaço verde reduz significativamente os níveis de cortisol salivar das pessoas – um marcador fisiológico do estresse. ”

Existe uma tradição japonesa que se ‘Shinrin yoku‘, ou a prática do ‘banho na floresta‘.

Twohig-Bennett falou sobre o banho na floresta:

“O banho na floresta já é muito popular como uma terapia no Japão – com os participantes passando tempo na floresta sentados ou deitados, ou simplesmente andando por aí. Nosso estudo mostra que talvez eles tenham a ideia certa! ”
E sobre a causa dos benefícios:

“As pessoas que vivem perto do espaço verde provavelmente têm mais oportunidades de atividade física e socialização.

Enquanto isso, a exposição à uma variedade de bactérias presentes em áreas naturais também pode trazer benefícios para o sistema imunológico e reduzir a inflamação.

Grande parte da pesquisa do Japão sugere que os phytoncides – compostos orgânicos com propriedades antibacterianas – liberados pelas árvores poderiam explicar as propriedades benéficas para a saúde do banho na floresta ”.

 

O estudo foi publicado na revista Environmental Research ( Twohig-Bennett & Jones, 2018: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0013935118303323?via%3Dihub ).

E o TExto original desta publicação você encontra em MENTALRESILIENCE.COM.BR