Um Pouco Sobre o Folclore Japonês

O folclore japonês é rico e diversificado, todos nós sabemos disso. São dezenas de lendas, mitos e crendices que são passados de geração em geração e sempre penduram em livros e na cultura em geral. E como tudo que vem dessa terra tão distante de nós, seu folclore também é extremamente interessante de se estudar.

Deuses, demônios e exorcistas

O folclore japonês possui muitas divindades, e para muitas delas é atribuída a criação do mundo inteiro. No geral, o folclore desse povo oriental contém muitas histórias engraçadas e curiosas, além de uma infinidade de seres sobrenaturais e com poderes estranhos.

Entre as lendas do Japão, destacam-se os chamados “youkais”, que seriam espíritos semelhantes aos nossos fantasmas e espectros. Esses seres podem vir de diversas naturezas (desde um espírito de uma pessoa morta com forte ressentimento até mesmo uma personificação de um objeto inanimado como uma boneca) e também com diversos humores (pode ser bom, mau, ou simplesmente um ser que gosta de observar os humanos).

Já os chamados “kamis” são os deuses propriamente ditos. Os japoneses acreditam na existência de diversos kamis diferentes, como o das montanhas, da chuva, do sol, e mesmo de alguns sentimentos mundanos. Essas criaturas são reverenciadas e a eles são realizadas oferendas e rezas.

Existem também no folclore japonês, animais que ganham poderes especiais. O maior exemplo desse tipo de lenda são as raposas (chamadas no Japão de “kitsune”), que muitas vezes são classificadas até mesmo como criaturas divinas. Possuem enorme poder espiritual, podem se transformar em diversas formas (até mesmo em humanos, na maioria das vezes, em uma bela e jovem mulher), e vivem pregando peças nos humanos por pura diversão.

Além das raposas, também são consideradas criaturas fantásticas os “tanukis” (guaxinins), “mujinas” (doninhas) e “bakenekos” (gatos monstruosos). Esse último é frequentemente usado em histórias de terror; existe uma lenda que diz que quando um gato completa cem anos, ganha uma segunda cauda, passa a andar ereto como um humano, recebe poderes especiais e alimenta-se basicamente de carniça. Gatos com cem anos também podem invocar e comandar espíritos demoníacos, mas esses seres dificilmente irão fazer algum mau aos humanos, exceto se forem ameaçados ou maltratados durante sua vida de gatos comuns.

Mas é claro que com tantos seres do outro mundo, teria que existir alguém ou alguma coisa para combatê-los. No Japão, as pessoas que se dedicam ao exorcismo de criaturas malignas são chamadas de “onmyoujis”, que se assemelham muito a monges e possuem feitiços para selar ou erradicar criaturas do além. Esses exorcistas normalmente estão acompanhados de um “shikigami”, ou seja, um espírito benéfico invocado pelo próprio e que o ajuda em suas missões.

Nos animes e mangás

Os chamados “animes” e “mangás” (respectivamente, desenhos animados e histórias em quadrinhos japoneses) muitas vezes tem temática do folclore japonês.

Um dos maiores exemplos que podemos citar, é o anime XXX Holic, que conta a história de um garoto que pode ver youkais e quer se livrar deles a todo custo. Em cada capítulo, lendas folclóricas vão aparecendo, como kitsune e kamis.

Outro bom exemplo é o anime mais recente Nurarihiyon no Mago, em que o personagem principal é herdeiro de um clã de demônios. Dentre os integrantes desse clã, vários são mitos antigos do folclore japonês, como a mulher de gelo (Yuki-Onna) e o monge sem pescoço (Kubinashi).

O folclore do Japão é extenso e tem muitas histórias curiosas. Ler sobre o assunto é mais do que recomendado e certamente vai render-lhe muita diversão, em breve mais lendas e histórias do riquíssimo folclore japonês.