Japão Resumindo em Eras

A história do Japão (日本の歴史 nihon no rekishi ou nihonshi) é marcada por grandes acontecimentos políticos sociais e culturais. Quando você pensa em Japão, qual é a primeira coisa que vem a sua mente? Automaticamente, é comum pensarmos em seu grande avanço tecnológico ou em samurais, animes ou até mesmo shushi. Mas quais acontecimentos levaram ao Japão que nós conhecemos hoje?

Vamos contar a história do Japão em Eras ou Períodos que é o mais comum a se fazer. É impossível abranger todos os períodos detalhadamente, e também não vamos mencionar o período paleolítico e alguns outros períodos que tiveram uma vida curta. Nosso objetivo é contar a história do Japão de maneira curta e rápida. Que demos início, então, neste resumo rápido e direto sobre a história do Japão.

PERÍODO JOMON (8.000 A.C.)

Os principais acontecimentos começam no Período Jomon (8.000 A.C.), favorecendo o fato de os japoneses gostarem de contar sua história quase sempre começando por esse período. Vivendo ainda da caça e pesca, desenvolveram instrumentos de pedra que facilitaram essa prática, como por exemplo, a pedra polida. Eles também desenvolveram o arco, a flecha e a lança. Viviam em casas de galhos de árvores e cobertas com palha que ficavam em buracos cavados na terra. Ainda no período Jomon passaram a fazer o uso da cerâmica.

No período conhecido como Yayoi (300 – 500 A.C.) inicia-se o uso de metais junto a pedra polida e de instrumentos agrícolas. Mas com o recebimento de imigrantes, iniciou então a cultura do arroz, o que provocou modificações profundas na vida social, política e econômica dos aldeões, já que, para esse serviço, era necessário um trabalho coletivo. Como consequência, houve as divisões das classes sociais.

Curiosidade: No Japão antigo, seu território era divido em clãs. Em documentos históricos, como o documento chinês da dinastia Han, refere-se ao Japão como ”país de cem reinos”.

 

PERÍODO KOFUN (250 D.C.)

E a partir daqui que começa a ser definido religiões e regimes políticos a serem adotados no Japão. No século IV houve a consolidação de Yamato. Yamato passou à exercer domínio sobre diversas nações como ao norte de Kyushu, o vale de Yamato e também Izumo. É possível dizer, devido a indícios, que a origem dos imperadores se iniciou lá, em Yamato.

Nesse período passou a surgir imigrantes da China e da Coreia, para ensinar os japoneses a arte do artesanato. A partir disso, esses imigrantes não trazem apenas sua arte, mas também a religião budista. Foi na dinastia Yamato que houve a unificação política do Japão.

Curiosidade: Atualmente, ainda se é conservado túmulos onde eram enterrados os imperadores. Um dos mais populares é do imperador Nintoku, localizado em Sakai, Osaka.

 

PERÍODO ASUKA (500 D.C.)

Nesse período, acontece a introdução do budismo junto com uma série de conflitos por todo o país. O príncipe Shotoku constrói um templo budista de hõryuji, representando assim o início da presença Budista no país. Esse templo está localizado na cidade de Nara.

Em 656, o imperador Kotoku inicia a reforma de Taika. Nesses acontecimentos, os historiadores usam para demarcar o fim do período Asuka. A reforma de Taika introduziu o regime Ritsuryô. Nesse período, há também o envio de japoneses para a China e o estabelecimento da figura divina do Imperador. No século VI, o Japão invade a Coreia, que vivia sob forte influência chinesa, e se assimilando muito a sua cultura Coreana. Antes do Período Nara, acontece o período Hakuhō (673 D.C.).

 

PERÍODO NARA (710 D.C.)

No ano de 710 D.C. a cidade de Nara passa a se tornar então a capital do Japão. Kyoto se desenvolveu e se transformou no principal centro político e cultural.
Houve pequenos acontecimentos depois desse período que tiveram bastante importância na história do Japão:

  • O inicio do período Heian (784 D.C.);
  • A consolidação da Aristocracia (800 D.C.);
  • Ascensão da classe samurai;
  • Período Kamakura (1185);
  • Guerras Genpei;
  • Invasões mongóis do Japão;

O Surgimento dos Samurais

No século X, os Samurais surgem como uma classe social (Bushi). Instalaram-se no governo a partir do clã Taira (1167). Os samurais seguiam um código de honra chamado Bushido. Nesse código, era preferível morrerem com honra do que viver sem a mesma. Os Samurais deixaram de ser uma classe social a partir do ano de 1878, devido a restauração Meiji.

Os Samurais realmente tem muita história para se falar, porém precisamos continuar com a vasta história japonesa. É notável a lealdade dos samurais à seu código de honra e a sua habilidade com a katana. Diversas guerras e acontecimentos importantes da história do Japão aconteceram nos próximos períodos, abaixo vou listar alguns pontos importantes:

  • Restauração Kemmu;
  • Período Muromachi;
  • Período Sengoku;
  • Oda Nobunaga;
  • Batalha de Sekigahara;
  • Período Edo;
  • 1603: Tokyo se torna a capital;
  • 1871: O feudalismo é abolido.

 

PERÍODO MODERNO (1868 – 1926)

Em 1854 o Japão assina o tratado de Kanagawa, com os EUA buscando a modernização da indústria japonesa. Esse fato faz com que os portos japoneses, antes fechados e o Japão isolado, fossem abertos. Época a qual, com o avanço do capitalismo, era necessário novas indústrias.

Em 1890, o Japão passa a ter um governo constitucional, tendo como base a constituição alemã. A partir de 1900, o Japão começou a enfrentar problemas com relação a concentração urbana, tendo como resolução a emigração dos japoneses para outros países (1909). Em 1912, o Imperador Meiji morre, tendo governado o Japão por 45 anos, que fortaleceu internamente o Japão e modernizou em pouco tempo os setores industriais, sociais e políticos durante seu governo.

Com a morte do imperador Meiji, em seu lugar, o Japão tem seu país assumido pelo Imperador Taishō. Foi durante seu governo que o Japão participa da primeira Guerra Mundial ao lado dos aliados.
Em seu governo, Taishō conseguiu monopolizar o mercado asiático. Seu governo é marcado por altos e baixos, como a democracia; o crescimento econômico e ascensão de ideais nacionalistas.

 

DE 1921 AOS TEMPOS ATUAIS

Em 1921, o Imperador Taishō cede o poder para seu filho Michinomiya Hirohito, por conta de problemas relacionados a saúde, tendo a ascensão de Hirohito como Imperador. O Japão participa da Segunda Guerra Mundial, mas sua entrada nessa guerra já estava fadada ao fracasso. Em 1941, as forças aéreas japonesas atacam a base dos EUA de Pearl Harbor declarando guerra aos Estados Unidos e a Inglaterra. Em 1942, o Japão dava sinais de debilitação devido aos estragos da guerra.

O Japão se recuperou rapidamente da guerra e se tornando uma das maiores potências econômicas do mundo. Chegamos então ao Japão que conhecemos hoje com limitação territorial e de recursos naturais, mas com uma economia e industria forte e estáveis. Foi impossível citar a maioria dos acontecimentos importantes do Japão neste artigo, talvez alguns artigos isolados do site possam te ajudar a conhecer mais sobre a história do Japão.

 

Referencia: https://skdesu.com/historia-do-japao-contada-em-eras/

 

Participe de Nosso Grupo Oficial do Whatsapp e fique sempre por dentro das novidades e informações!