A história e cultura do arroz no Japão

Os japoneses comem “Okome ou Kome (Rice)” como uma dieta básica desde os tempos antigos.

Embora os alimentos sejam importados de todo o mundo e os japoneses comam comida universal hoje em dia, os japoneses ainda comem arroz em geral.

O arroz tem uma longa história e “Inasaku”, que é o cultivo de arroz iniciado no período Jomon.

Seguindo a religião xintoísta no Japão, eles dedicam arroz, bem como saquê e sal japoneses a deus em festivais regionais desde os tempos antigos.

Portanto, para os japoneses, o arroz não é apenas alimento, mas também uma colheita com um valor espiritual.

Existem muitos alimentos usados ​​com arroz no Japão, como “Onigiri (bolinho de arroz)”, “Ochazuke (arroz derramado chá verde, dashi ou água morna)”, “Takikomi Gohan (dashi temperado com arroz, molho de soja, vegetais, carne , peixe ou cogumelo etc), “Donburi ou Donburimono (prato de tigela de arroz)”, “Tamago kake Gohan (ovo cru no arroz)” e assim por diante.

Onigiri (bolinho de arroz)

Ochazuke (arroz derramado chá verde, dashi ou água morna)

Takikomi Gohan (dashi temperado com arroz, molho de soja com vegetais, carne, peixe ou cogumelo etc.)

Donburimono ou Donburi (prato de tigela de arroz)

Tamago kake gohan (ovo cru em arroz)

Mochigome é o arroz pegajoso que é ligeiramente classificado em relação ao arroz normal. Os japoneses comem Mochi (bolo de arroz pegajoso) feito de Mochigome.

Omochi ou Mochi (bolo de arroz pegajoso)

Omochi ou Mochi são comidos em cerimônias especiais como Oshogatsu (Ano Novo), quando os japoneses comemoram o início do Ano Novo. Eles transformam o arroz pegajoso em um pó chamado “Shiratama-ko (farinha glutinosa de arroz) ou“ Joshin-ko (farinha de arroz japonesa) e, em seguida, essas farinhas são usadas para fazer Odango (ou Dango, bolinho doce japonês), Wagashi (tradicional japonesa). confeitaria) e Osenbei (ou Senbei, bolacha de arroz japonesa).

Joshin-ko (farinha de arroz japonesa)

Odango ou Dango (bolinho doce japonês)

Wagashi (confeitaria tradicional japonesa)

Osenbei ou Senbei (bolacha de arroz japonesa)

Um desenvolvimento recente é o Kome-ko (farinha de arroz) feito de arroz simples. Este Kome-ko pode ser usado da mesma forma que a farinha para fazer pão e Udon (macarrão japonês de farinha espessa).
 

Kome-ko Pan (pão de farinha de arroz)

Kome-ko Udon (macarrão de farinha de arroz)

 

O “Inasaku”, que é uma cultura de arroz, começa com o plantio de mudas de arroz chamado “Taue (campo de arroz Ta, plantio de Ue)” em abril e o arroz é colhido em setembro. Desde o plantio da semeadura de arroz até a colheita, há muitas coisas a fazer e muitos cuidados em cada processo.

Algumas escolas de ensino fundamental no Japão têm aulas de cultivo de arroz, para que os alunos possam entender a preciosidade do arroz que comem todos os dias. E depois de coletar arroz, eles cozinham e se comem. O arroz que cultivaram deve ser o mais delicioso.

Para os japoneses, o arroz é sempre apreciado e sempre será consumido eternamente.