A Armadura do Samurai

As armaduras do estilo O-Yoroi (“grande armadura”) predominaram entre os séculos 12 e 14. Além de proteger, elas eram belas e serviam para intimidar o inimigo, bem como expressar seu poder…

Cabeça

kabuto protegia – com crina de cavalo ou chifre imitando um búfalo no topo. Modelos mais sofisticados eram feitos de uma peça única de metal, e a proteção da nuca, com escamas retráteis.

1. Proteção lateral
Líderes de clãs usavam o fukigayeshi: “orelhas” de couro ornamentadas nas laterais da face – mas elas limitavam a visão.

2. Máscara
mempo – proteção no rosto – fixava o capacete ao pescoço e intimidava o inimigo com expressões demoníacas.

Tronco

A armadura não limitava os movimentos. Por fora, placas de metal pintadas (tosei gusoku) – dispostas em escamas – no peito, no abdômen e nas costas. A parte interna era formada por camadas de couro e de tecido – sedas estampadas.

3. Ombros
Uma placa metálica (sode) reforçava essa área. Ela funcionava como escudo e como aríete – para derrubar o inimigo no tranco.

4. Camadas
Capacete, peitoral, costas, “saia”, ombro e antebraço eram compostos de placas de metal laqueadas de diversos tamanhos. O propósito era aliar proteção, flexibilidade e baixo peso à armadura.

Armas

Duas espadas presas à cintura compunham o arsenal do guerreiro. O aço das lâminas era duro na região de corte e maleável no corpo da espada estas espadas são a Katana e a Wakizashi, que também poderiam ser acompanhadas de um Tanto (Faca com o mesmo formato).

5. Wakizashi

A principal arma do samurai não era a katana, mas a “espada companheira”, que ficava com o guerreiro até durante o sono. Dependendo do estilo do espadachim, a wakizashi podia ser usada em combate junto com a katana – uma em cada mão.

6. Katana
Arma exclusiva dos samurais a partir do período Edo (1603-1876), conhecida por aliar beleza, praticidade e durabilidade. seu peso e medidas variam pois eram produzidas com base nas medidas do guerreiro que iria a empunhar, e sua empunhadura (tsuka) tem espaço para duas mãos.

Pernas

O quadril é fundamental nas técnicas de armas japonesas. Por isso, a armadura reduz a proteção e aumenta a mobilidade nessa área. Na cintura, tiras de tecido ou de couro (Yurugi-ito) separam o tronco da saia.

7. Roupas de baixo
Entre a pele e a armadura, os samurais vestiam uma calça de seda (>hakama) ou um quimono de seda (hakamashita).

8. Caneleira
Três placas de metal laqueadas e costuradas em couro (suneate) eram presas na panturrilha com tiras grossas de seda ou de couro.

9. Sandália
Com solado de madeira ou de ossos, o calçado era coberto com pelos de urso no inverno.

Neste artigo buscamos apresentar a armadura samurai de forma mais detalhada, sabemos que esta não é uma montagem absoluta, pois em todo o período de batalhas em que os samurais foram empenhados ouveram muitas mudanças e variavam muito também conforme o poder do samurai e de seu daymio pois estas armaduras levavam tanto tempo se não mais que a produção de uma katana.

Em breve um estudo mais detalhada sobre a evolução das armas e armaduras japonesas…

 

Participe de Nosso Grupo Oficial do Whatsapp e fique sempre por dentro das novidades e informações!