Brasões Tradicionais que Dizem Muito sobre Seus Santuários

Todo santuário tem seu próprio “shinmon” ou emblema. O Mon foi determinado de acordo com a história, a tradição e a divindade adorada; portanto, você pode entender mais a fundo sobre o santuário estudando seu emblema. Aqui estão 10 dos shinmon encontrados nos santuários de Tóquio.

Mitsudomoe

Mitsudomoe, trio de formas que se assemelham a vírgulas, é uma crista popular frequentemente usada em vários santuários. Originalmente, mitsudomoe representava santuários de Hachiman que adoram a divindade sincrética do arco e flecha e da guerra, mas agora o uso se expandiu para muitas outras seitas. Em Tóquio, Tomioka Hachiman é um dos exemplos famosos que usam mitsudomoe como shinmon (cristas do templo). Mitsudomoe também pode ser encontrado em templos.

Nagare-Mitsudomoe

Este é semelhante ao mitsudomoe, mas cada forma do emblema é alongada, o que dá a impressão de um movimento, portanto, a adição de “nagare” (fluxo) ao nome. Esse emblema também tem o apelido de” lesmas “. Dizia-se que Kanda-Myojin, que usa esse emblema como shinmon, foi construído sobre um pântano cheio de lesmas. Kanda-Myojin também é famoso por seu cavalo sagrado, e o cavalo ostenta uma jaqueta com esse emblema.

Kikuka-Monsho

 

O crisântemo (kiku) é popularmente usado por muitos santuários, mas o Kikuka Monsho, em particular, é um símbolo da Família Imperial. Portanto, este emblema é encontrado nos santuários que estão conectados à Família Imperial. Meiji Jingu, que consagra o imperador Meiji, é um exemplo. O emblema é frequentemente visto no topo do portão torii ou em uma grande tela iluminada. Mas existem muitos outros … você pode descobrir muitos emblemas menores escondidos em alguns pontos inesperados, se olhar de perto.

Mitsuba-Aoi

Mitsuba-Aoi apresenta um trio de folhas (“mitsuba”) e representa os santuários conectados aos Tokugawa, a família do grande shogun do período Edo. O Toshogu de Nikko é o mais famoso e é onde o próprio shogun, Tokugawa Ieyasu, está consagrado. Em Tóquio, também há Shiba-Toshogu perto da Torre de Tóquio. Embora não seja o maior santuário, o local é rico em shinmon.

Ine-mon

Ine, ou arroz, é o principal alimento tradicional da culinária japonesa e era oferecido regularmente a Deus. Ine-mon é freqüentemente usado como o símbolo dos santuários Inari, que adoram a divindade da agricultura. Em Tóquio, ele pode ser encontrado no santuário de Oji-Inari. O Ine-Mon deste santuário também apresenta o personagem kanji para rei. Cada emblema Ine-mon tem sua própria característica exclusiva do santuário que representa.

Ume-mon

Ume-mon representa os santuários que consagram o lendário acadêmico / político Sugawara no Michizane do 9 º século. Diz-se que Ume, ou flores de ameixa, foi amado por Michizane; assim, essa crista foi criada. Os santuários de Michizane são tipicamente chamados de “Tenmangu” ou “Tenshin” e são adorados por estudantes que trabalham duro estudando para os exames de admissão. Yushima Tenmangu é especialmente famoso em Tóquio. No início da primavera, as flores de ameixa complementam esplendidamente os emblemas Ume-mon nas instalações do santuário.

Manji-mon

Para não ser confundido com o famoso símbolo nazista, os manji eram originalmente cristas budistas. O Santuário Nezu de Tóquio usou o manji como shinmon ao longo de sua história, pois sua função era um tanto ambígua entre um santuário e um templo até o período Meiji, quando se tornou definitivamente um santuário. De abril a maio, o Santuário Nezu é famoso pelas esplêndidas flores de azálea.

Shichiyo-mon

Shichiyo-mon, que consiste em sete círculos, representa os santuários que adoram Myokenbosatsu e a Ursa Maior, também usados ​​pelo outrora poderoso clã Taira. Shichiyo-mon pode ser encontrado no histórico Santuário Torigoe em Akasaka. Dizia-se que o ancestral do sacerdote principal deste santuário era um membro da equipe do clã Taira naquela época.

Kikko-mon

O Kikko-mon em forma de hexágono serve para lembrá-lo de uma concha de tartaruga. Muitos kikko-mon apresentam um caractere kanji ou outro símbolo gráfico no meio da moldura hexagonal. Esse estilo é freqüentemente usado por santuários que são afiliados a Izumo-Taisha, que é conhecida como a residência de Okuninushi, a divindade do casamento. Em Tóquio, há Izumo-Taisha Tokyo Bunshi em Roppongi. Seu Kikko-mon apresenta o kanji para grande ou ótimo.

Hauchiwa-mon

Hauchiwa-mon representa uma criatura “tengu”, um lendário mensageiro das divindades. Os tengu têm uma face vermelha e nariz comprido e carregam uma folha grande que é usada como leque para causar rajadas de vento. O nome deste emblema “hauchiwa” significa um leque feito de uma folha, fiel a essa lenda do tengu. O Santuário Kotohira de Toranomon apresenta este shinmon, como diz a lenda que um tengu ganhou vida neste santuário. Um personagem tengu ao vivo é a estrela durante o festival do santuário.