6 Yokai famosos, criaturas místicas do Japão

No Japão, criaturas místicas, como monstros, ogros e fadas, são todos chamados yokai. A conexão entre yokai e o povo japonês é profunda, e a crença religiosa e cultural que o povo japonês tem frequentemente vem do temor e do respeito por esses seres espirituais. Aqui estão alguns dos famosos e interessantes yokai no Japão.

O que é yokai?

Yokai é um nome coletivo dado a criaturas místicas no Japão que se acredita causarem fenômenos sobrenaturais ou cientificamente inexplicáveis ​​e sempre esteve intimamente ligado à vida do povo japonês. Desde os tempos antigos, acreditava-se que tudo neste mundo possui algo espiritual no Japão. Essa crença de adorar esses seres espirituais com reverência e respeito prevalece até os dias atuais nas formas da cultura japonesa em geral, bem como nos santuários e templos.

História de Yokais famosos japoneses

1. Kappa

Kappa é um famoso yokai que toda pessoa japonesa conhece. O corpo desta criatura está coberto de verde e possui barbatanas nas mãos e pés. Uma característica distintiva do kappa é a placa na cabeça. Quando o prato quebra ou seca, a criatura fica enfraquecida e acaba morrendo. Eles habitam lugares à beira da água, como rios e pântanos, e brincam com pessoas que são infelizes o suficiente para cometer os erros de nadar em seu habitat, puxando as pernas para afogá-las. Sua comida favorita é pepino, e kappamaki, rolos de sushi feitos com pepino, recebem o nome dessa criatura.

2. Oni

A coisa mais próxima que o mundo ocidental tem é o ogro. A cor da pele varia de um indivíduo para outro, mas vermelho e azul são as cores mais comuns. Os oni têm um chifre ou dois, grandes presas e garras afiadas. Eles geralmente carregam várias armas, mas os tacos são a escolha mais comum de armas entre eles. Dizem que vivem no inferno e assumem o papel de punir os pecados cometidos em suas vidas. O festival Namahage, listado como Propriedade Cultural Imaterial do Japão, usa máscaras oni.

3. Tengu

Tengu é um yokai com rosto vermelho, nariz comprido e se veste como um monge ascético. Eles são temidos pelas pessoas como um yokai que traz calamidades para as pessoas, mas também eram adorados como uma divindade das montanhas em várias regiões do país. Devido à sua aparência distinta, o nome aparece como um nome japonês para alguns outros animais trazidos para o Japão nos velhos tempos. Também seu nome é usado como uma metáfora para pessoas arrogantes.

4. Zashiki Warashi

O zashiki warashi é um ser espiritual cuja lenda foi transmitida por toda a área de Tokoku por muitos e muitos anos. Parece e se veste como uma criança e habita em uma casa humana. Acredita-se que seja o símbolo da boa sorte e diz-se que a casa que ela vive prosperará, mas a casa que ela deixa declina. Nos últimos anos, uma instalação de hospedagem que supostamente tem um zashiki warashi recebeu muita atenção da mídia, e várias celebridades vão lá para hospedar-se, tornando-a uma hospedagem popular.

5. Rokuro Kubi

Rokuro kubi é um yokai que frequentemente aparece na literatura e nos ensaios clássicos japoneses. Parece um ser humano normal à primeira vista, mas tem um pescoço assustadoramente longo. Existem vários tipos de rokuro kubi, como alguns cujo pescoço flutua e outros que podem estender o pescoço. Há também um caso em que é descrito não como um yokai, mas como uma doença estranha, e há um documento dizendo que um homem com pescoço longo existia em 1810. Curiosamente, também existe um tipo semelhante de criatura mística que se acredita existir na China. , países do sudeste da Ásia, como Malásia e América do Sul.

6. Azuki Arai

Azuki arai é um Yokai que lava o feijão azuki à beira do rio sem nenhuma razão específica. Esta criatura é amplamente reconhecida no Japão e aparece em muitas regiões do país. Os nomes dados a essa criatura também variam em regiões e, em algumas áreas, acredita-se que ele faça algumas coisas ruins, como sequestrar pessoas, enquanto em outras áreas, acredita-se que seja o símbolo da boa sorte. Se você quiser vê-lo, pesquise o rio mais próximo.